Toda palavra-chave é uma tag, mas nem toda tag é uma palavra-chave. E isso mesmo.
As palavras-chave são aquelas que você digita na busca do Google para saber qual o significado de um termo, para ter mais informações sobre um determinado assunto, para tirar uma dúvida ou ajudar em um trabalho.
São elas que abrem as portas da internet para determinado conteúdo no gigantesco mundo da Internet e ajudam você a encontrar o que procura.
Ao fazer a sua busca, você será direcionado para aqueles posts que têm as palavras-chave mais bem definidas. Por isso que elas são tão importantes para a navegação dos usuários e para as estratégias de marketing digital.
A definição das melhores palavras-chave e as suas colocações nos textos é um trabalho minucioso, já que elas são definidoras na hora da busca.
De nada adianta fazer um post bem legal sobre um determinado assunto, se não usar as palavras-chave mais adequadas e da forma como devem ser.
Na prática, isso significa que quase ninguém verá o post bem legal sobre um determinado assunto, porque ele não vai aparecer na frente ou junto dos outros. Ele será jogado lá para o fundão da internet.
Imagina, sem as palavras-chave as pessoas acabariam acessando posts que, em alguns casos, não teriam nada a ver com o que elas desejam. Um tempo perdido danado.
E como tempo é dinheiro, existem as palavras-chaves. Agora, vamos às tags.
As tags
Como diz a palavra em inglês, tags são etiquetas que categorizam assuntos para serem encontrados com maior facilidade por você na internet.
Ao utilizá-la na publicação de um blog, por exemplo, elas facilitam para que os temas abordados sejam encontrados pelas pessoas interessadas neles.
Elas são de dois tipos:
Title Tag: como é a primeira que você vai ver no post, ela dá uma prévia do assunto, portanto descreve resumidamente o que você vai encontrar se clicar nela.
Meta Description: vem logo abaixo da Title Tag e traz informações complementares para que você saiba mais um pouquinho sobre o que vai encontrar se clicar no link.
Rapidamente falando, é isso que elas fazem e a diferença entre palavra-chave e tag é bem clara.
As palavras-chave são o que você busca, o esclarecimento de um assunto ou aquela dica básica que vai ajudar você a seguir adiante.
As tags são termos que complementam o assunto procurado, giram em torno dele, mas não são o termo principal.
É por isso que afirmamos lá no título: todas as palavras-chave podem ser uma tag, porque elas são o fundamento da sua busca, mas nenhuma tag pode ser a palavra-chave, porque elas têm um papel complementar.
Essa é uma das formas que as ferramentas digitais têm de ajudar as pessoas nas buscas do dia a dia. Fique ligado nos nossos posts que vem muito mais por aí.
Se você quiser saber mais sobre o mundão da internet, entre em contato e vamos trocar umas palavras, incluindo as chaves e as tags.