Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Precisamos conversar sobre acessibilidade na internet

Precisamos conversar sobre acessibilidade na internet porque tentar acessar informações online e passar por dificuldades para encontrá-las é um problema que acontece todos os dias com mais de um bilhão de pessoas com deficiência em todo o mundo.

Nos dias atuais, 15% da população do planeta tem algum tipo de deficiência. Pesquisa da empresa inglesa Click-Away Pound apontou que 69% das pessoas entrevistadas já abandonaram sites por falta de acessibilidade. E tem mais: 86% afirmaram que, se as lojas online fossem acessíveis, gastariam mais.

Constatação inevitável: quem não está pensando neste assunto não está apenas impedindo as pessoas de terem acesso gratuito a informações e serviços online, mas também está perdendo oportunidades e dinheiro.

Acessibilidade digital significa derrubar barreiras na internet para pessoas com deficiência. É a capacidade de um conteúdo ou uma experiência online de serem totalmente compreendidos por este público, independentemente de questões visuais, auditivas, motoras ou cognitivas.

As alternativas para um maior acessibilidade dos sites vão desde melhorias de códigos que permitem o funcionamento de leitores de tela, por exemplo, até a inclusão de texto alternativo descritivo em imagens e vídeos.

Infelizmente, de acordo com um estudo realizado pela WebAIM em 2020, apenas 2% dos sites e ferramentas são projetados levando em conta as limitações das pessoas com deficiência. No Brasil, esse percentual é de menos de 1%.

Algumas vantagens da acessibilidade digital

A acessibilidade digital possibilita o acesso de 60 milhões de novos usuários, que também compram, engajam, interagem e comunicam. Com um site acessível, é possível atrair mais visitantes para as páginas online e diversificar o público que consome o conteúdo digital.

Um site com acessibilidade indica o posicionamento de uma marca engajada em questões sociais, que acredita e é promotora da inclusão, da diversidade e da acessibilidade. Além do valor de marca, esse atributo atrai comprar e consumir esse conteúdo.

O aumento no número de pessoas que visualizam um site indica crescimento de acesso e, consequentemente, um melhor ranqueamento nas ferramentas de busca. A melhor no SEO leva a um ciclo contínuo de crescimento de usuários buscando a página, já que a marca tende a aparecer com maior frequência nas buscas.

Acessibilidade no Brasil

Cerca de 85% dos brasileiros navegam na web diariamente, gastando em média 9h29min (Hootsuite). Entre esses, cerca de 60 milhões de precisam de algum tipo de recurso de acessibilidade digital para navegar na web.

Por isso, embora o Brasil seja o segundo país do mundo que passa mais tempo na internet, não são todos os brasileiros que conseguem acessá-la com autonomia.

 

+ 55 51 3332.5555 - Porto Alegre - RS

© 2020 All rights Reserved.