Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O marketing da nova era

Desculpem o clichê, mas ele é imprescindível para abrir este texto: as novas tecnologias estão impondo novas necessidades, mudando hábitos de consumo, impulsionando novos comportamentos, ideias, iniciativas e business. O mundo mudou e, com ele, todos nós que vivemos nele.

A partir dessa pedra fundamental da nova era, digamos assim, o marketing, que está sempre de olho nestes cenários de grandes dimensões, está indo na mesma onda. A tendência é rever conceitos, inventar, propor, testar e consolidar mudanças na direção dos novos caminhos.

E o destaque fica para o grande protagonista dessa nova era: o(a) consumidor(a).

Porém, falar em foco no cliente não é nenhuma novidade, já soa até mesmo datado. Neste novo mundo que está em ebulição constante, a necessidade empurra para além do clichê e o conceito não se limita somente a prestar um bom atendimento.

Sim, o bom atendimento continua e continuará sendo ultra necessário, mas agora o marketing quer ir além e sugere inverter a abordagem empresarial que durante anos pautou o desenvolvimento de produtos e serviços, bem como as respectivas campanhas de marketing.

Como era antes: o mercado colocava o produto ou serviço à disposição do freguês e utilizava as ferramentas de propaganda para convencê-lo de sua necessidade.

Como já está sendo e como será, cada vez mais, daqui para frente: o sujeito passivo, o mero receptor da mensagem, sai de cena e surge em seu lugar o cocriador de soluções que melhor possam atender às demandas.

As empresas mais arrojadas já despertaram para a tendência de focar no sucesso do cliente. Quando, por exemplo, existe a impossibilidade de conhecer cada um e apreender necessidades específicas de seus públicos, trabalham para criar e manter ferramentas de comunicação que permitam detectar anseios, expectativas e desafios.

Se antes transmitir a mensagem era o mais importante, afinal, vivíamos a era da propaganda, agora o que importa mesmo é saber ouvi-las, analisá-las e interpretá-las.

Somente dessa maneira é possível ir em direção ao novo mundo do marketing: estabelecer pontos estratégicos de contato e mapear as principais vontades de cada grupo e indivíduo, mensurando satisfação para customizar ainda mais o atendimento, detectar falhas, corrigir procedimentos e inovar.

As novas tecnologias são fundamentais para traduzir o que tudo isso significa em termos de marketing. Um exemplo cada vez mais frequente é a utilização do QRCode, uma solução simples, rica em dados e acessível a qualquer um.

Outro exemplo que é uma tendência crescente: a realidade virtual, que propõe experiências de imersão e abre novas e surpreendentes possibilidades.

Muita coisa ainda deve mudar na direção de estabelecer pontos de contato e integração das novas ferramentas, para que as empresas possam agregar valor e se alinhar à cultura de colocar o(a) consumidor(a) no papel para o qual ele está cada vez mais habilitado, ou seja, de cocriação desse novo mundo.

Sempre que você quiser ficar por dentro das tendências do mercado, entre outros assuntos, entre em contato conosco. A nova era é a nossa praia.

 

 

 

 

 

 

 

+ 55 51 3332.5555 - Porto Alegre - RS

© 2020 All rights Reserved.