Em 1996, Bill Gates abria o seu famoso artigo Content is King (Conteúdo é rei) assim:
Conteúdo é o que realmente vai movimentar o dinheiro na Internet, assim como foi na televisão.
Quando a televisão chegou ao mercado, deu início a uma série de negócios diferentes incluindo a produção dos aparelhos em si, mas no longo prazo, quem realmente ganhou dinheiro com as televisões foi quem soube aproveitá-las como um canal para distribuição de informação e entretenimento (conteúdo).
Quando falamos de um meio interativo como a Internet, a definição de “conteúdo” é bem vasta. Por exemplo, softwares para computadores são uma forma de conteúdo – e uma bem importante – e nessa área a Microsoft vai continuar sendo a empresa que mais se destaca.”
Mas o que ela realmente significa? Simples: a forma de se fazer marketing atualmente mudou. No passado, quando as pessoas queriam comprar um produto ou serviço entravam em contato com as empresas que conheciam. Hoje, o cliente ou futuro cliente dá um Google. Quando encontra informação confiável, consome também outros conteúdos e acaba por seguir o produtor daquele conteúdo nas redes sociais ou assinando uma newsletter.
A estratégia é a rainha
Se o marketing mais eficaz é o que está relacionado com a geração de conteúdo, é preciso ter uma estratégia de qualidade, ampla, relevante e convergente.
É ótimo criar bons anúncios, mas também é preciso ter um blog, uma newsletter, redes sociais e outros canais que interessam ao público-alvo. Muito mais do que anunciar, seu conteúdo deve dar dicas para resolver problemas, educar, mostrar como o seu produto ou serviço ajudou outras pessoas a ter sucesso.
Criar e distribuir este tipo de conteúdo vai construir uma sólida base de contatos que se transformará em clientes mais cedo ou mais tarde.