As campanhas eleitorais são extremamente disputadas e podem ser definidas em detalhes muitas vezes inesperados e surpreendentes. Por isso, a estratégia eleitoral deve focar no convencimento do eleitor de que a mensagem transmitida é a melhor para aquele momento. É dessa forma que nós da Capella encaramos o desafio de elaborar campanhas eleitorais bem posicionadas e capazes de alcançar o resultado pretendido.
Resumidamente, o primeiro passo é criar a marca do candidato unida ao conceito que transmite a sua personalidade, o seu ponto, o caminho que ele propõe para ser o escolhido a determinado cargo público. Esse trabalho requer pesquisa de cenários e de design, dados, análise da concorrência, entre outros aspectos que contribuem para criar a imagem principal da campanha. A marca criada, então, é aplicada ao conjunto de peças on e off como a assinatura da campanha.
A partir desse primeiro passo, a campanha está pronta para ser trabalhada no enfrentamento dos adversários e na atração do eleitorado para o que está sendo proposto.
A resposta rápida a questões que surgem nos embates políticos é outro aspecto importantíssimo. Uma campanha eleitoral passa por diferentes momentos, gerando oportunidades para que o candidato possa encontrar o melhor caminho para crescer na preferência do público. Neste momento, novos insights entram em cena para que a campanha tenha cada vez mais fôlego junto ao eleitorado.