No finalzinho do ano passado, o Google atualizou o seu algoritmo. Com o nome de Helpful Content System, ele vai garantir que conteúdos criados por pessoas e para pessoas sejam mais relevantes que conteúdos feitos exclusivamente para bombar nos mecanismos de busca.
O algoritmo enviará sinais para que o Googlebot identifique as páginas que não entregam valor aos usuários, que são pouco úteis ou não foram escritas por pessoas – mas por inteligência artificial, por exemplo.
O Sistema de Conteúdo Útil é um novo fator de ranqueamento. Seus sinais impactarão na performance das páginas na SERP e devem ser levados em consideração pelos profissionais de SEO que desejam alcançar melhores resultados orgânicos.
Aqui vão algumas dicas – do Google! – de como criar conteúdo útil, confiável e com foco em pessoas. O conteúdo deve:
- Ter informações, relatos, pesquisas ou análises originais. Esquece o copia e cola.
- Não ser uma reescrita ou uma cópia, adicionando informações para dar originalidade.
- Não ter clickbait.
- O conteúdo deve ser relevante e oferecer mais informações e satisfazer a dúvida do usuário.
Sobre apresentação e produção do conteúdo, o Google avalia a experiência na página, gramática e ortograficamente, e como ela se comporta em diferentes dispositivos.
Revisão dos conteúdos antes de publicá-los e checagem das métricas do Google Search Console são fundamentais.
E o Google bate numa tecla que é muito legal: foque nas pessoas, não em mecanismos de busca.
Agora, veja as perguntas que o Google separou para ajudar os profissionais:
- Você tem um público-alvo atual ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se entrasse em contato diretamente com ele?
- Seu conteúdo demonstra claramente a experiência em primeira mão e um conhecimento profundo?
- Depois de ler seu conteúdo, a pessoa vai sentir que aprendeu o suficiente sobre o tema para ajudar a atingir o objetivo dela?
Se você respondeu “sim” para essas perguntas, não se preocupe: você foca em pessoas e está no caminho certo.
Lembre-se que, diferente de outros algoritmos, o Helpful Content System não vai gerar penalizações ou ações manuais, apenas queda de performance nos sites e páginas que não corresponderem aos índices de qualidade do Google.