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Criatividade ou eficiência?

A criatividade é um medidor de eficiência

Algumas das empresas mais bem-sucedidas no mundo são reconhecidas pelos colaboradores criativos que atuam em um ambiente de trabalho bastante informal. Em muitas dessas marcas, eles podem investir até 15% do seu tempo em projetos paralelos. O objetivo é estimular a capacidade de solucionar problemas e garantir a sobrevivência da companhia em longo prazo. Entretanto, se a criatividade for mal gerenciada pode gerar problemas. Por isso, é necessário saber conduzir a criatividade dos colaboradores.

 

A eficiência é um medidor de produtividade

A eficiência reduz erros e problemas de uma empresa, tornando-a mais atraente para o mercado. Focam seus esforços na cultura de alta produtividade e eficiência, estimulando seus funcionários a fazer sempre o que for melhor para os resultados financeiros. Negócios eficientes conseguem atuar em curto e médio prazo com mais solidez, além de entregar melhores resultados para os clientes. Por outro lado, pensar apenas na eficiência pode prejudicar o longo prazo. O ambiente externo muda cada vez mais rápido, empresas que não buscam soluções inovadoras podem não existir em algumas décadas.

 

Como unir criatividade e eficiência?

As duas devem estar presentes de igual modo nas empresas, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. Quando uma liderança consegue essa proeza, o caminho para os bons negócios está aberto. Como fazer isso? Veja algumas dicas:

 

Aprimore o diálogo interno 

A comunicação ajuda a eliminar falhas e problemas que existem no dia a dia da empresa. Além disso, colabora para informar os funcionários, alinhando e otimizando a sinergia do time.

 

Invista no desenvolvimento da liderança

Bons líderes inspiram, encorajam a melhoria do desempenho. Ao desenvolver os líderes, você estará desenvolvendo toda a equipe de trabalho.

 

Crie metas desafiadoras

Metas inteligentes são dotadas de cinco principais características: específicas, mensuráveis, relevantes, alcançáveis e com tempo bem definido.

 

Implemente programas de melhoria contínua

A filosofia “nada muda se nada mudar” ajuda muito. Ou seja, para mudar é preciso não se repetir. Provoque o time com essa argumentação.

 

Ofereça cursos e treinamentos 

Equipes treinadas conseguem ser mais eficientes e criativas em suas atividades. É importante desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores.

 

Estabeleça um propósito de atuação 

Um propósito inspirador é capaz de engajar os funcionários e extrair grandes resultados. Portanto, defina um propósito grande, inspirador e realista.

 

Invista no bem-estar dos funcionários

Empresas que investem na qualidade de vida dos colaboradores são até 70% mais rentáveis e 86% mais lucrativas, segundo pesquisa da Sodexo. 

 

Ofereça feedbacks contínuos

Crie o hábito de falar sobre os pontos positivos e negativos dos funcionários, assim, estimulará a melhoria contínua deles.

 

Desenvolva processos claros

A gestão correta dos processos deixa todo o trabalho mais funcional e adequado. Crie fluxogramas e compartilhe com a equipe. Desse modo, todos entenderão exatamente o que fazer.

 

Descubra a criatividade e eficiência Capella.

 

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