Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As 5 Soft Skills mais 10

Vamos a uma breve introdução. Hard Skills são as habilidades que desenvolvemos ao longo da vida, adquiridas através de educação formal, são específicas e determinantes para que você se encaixe em uma certa profissão. Como são conhecimentos objetivos, elas conseguem ser medidas e examinadas com facilidade.

Por outro lado, as Soft Skills são habilidades desenvolvidas em relação ao comportamento social de uma pessoa e à forma como se expressa emocionalmente. Elas se revelam como característica da personalidade, como nos comunicamos, expressamos e colaboramos com o outro e não dependem de diplomas ou certificados.

Dito isso, lembramos um estudo realizado pela Deloitte Access Economics que faz a seguinte previsão: um terço das empresas vão ter Soft Skills como prioridade até 2030. E, com relação a esse tema, o The Future of Jobs Report, um relatório anual sobre o futuro do emprego, realizado pelo World Economic Forum, apresentou as cinco habilidades mais importantes para o futuro:

 

Resolução de problemas

Saber olhar para os conflitos e encontrar soluções criativas para questões que poderiam ser consideradas impossíveis de resolver. Quem consegue fazer isso demonstra confiança e assertividade na função que exerce e consegue manter um ambiente produtivo.

 

Pensamento crítico

Pensar de forma crítica ajuda a se antecipar a conflitos e a tomar decisões diante de uma situação desafiadora, através da análise do contexto, da experiência e da confiança.Criatividade

A criatividade está relacionada à capacidade de pensar fora do senso comum ou da caixa, como se costuma dizer. Driblar o lugar comum e propor uma solução diferente e inovadora.

 

Gestão de pessoas

Gerir pessoas é ver o melhor que alguém pode oferecer e construir um ambiente propício para que todos possam entregar resultados positivos. O grande gestor é aquele que vê potencial em cada indivíduo e enxerga cada pessoa para além das suas Hard Skills.

 

Coordenação em Equipe

Olhar para as diversas possibilidades de construção de um time que trabalha em sinergia e impulsionar o melhor cenário para a criação de um ambiente mais produtivo e saudável. Há necessidade de ser um bom líder para todos.

 

Como adquirir Soft Skills

Desenvolver uma Soft Skill envolve um processo interno de autoconhecimento, que busca aprimorar sua própria inteligência emocional e enxergar em si mesmo a possibilidade de mudança e aperfeiçoamento pessoal. Cursos que trabalham com o relacionamento humano são ótimos para fortalecer as habilidades subjetivas que, muitas vezes, só precisam de um estímulo para virem à tona. Em suma, acredite e invista no seu autoconhecimento.