A criatividade é um medidor de eficiência
Algumas das empresas mais bem-sucedidas no mundo são reconhecidas pelos colaboradores criativos que atuam em um ambiente de trabalho bastante informal. Em muitas dessas marcas, eles podem investir até 15% do seu tempo em projetos paralelos. O objetivo é estimular a capacidade de solucionar problemas e garantir a sobrevivência da companhia em longo prazo. Entretanto, se a criatividade for mal gerenciada pode gerar problemas. Por isso, é necessário saber conduzir a criatividade dos colaboradores.
A eficiência é um medidor de produtividade
A eficiência reduz erros e problemas de uma empresa, tornando-a mais atraente para o mercado. Focam seus esforços na cultura de alta produtividade e eficiência, estimulando seus funcionários a fazer sempre o que for melhor para os resultados financeiros. Negócios eficientes conseguem atuar em curto e médio prazo com mais solidez, além de entregar melhores resultados para os clientes. Por outro lado, pensar apenas na eficiência pode prejudicar o longo prazo. O ambiente externo muda cada vez mais rápido, empresas que não buscam soluções inovadoras podem não existir em algumas décadas.
Como unir criatividade e eficiência?
As duas devem estar presentes de igual modo nas empresas, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. Quando uma liderança consegue essa proeza, o caminho para os bons negócios está aberto. Como fazer isso? Veja algumas dicas:
Aprimore o diálogo interno
A comunicação ajuda a eliminar falhas e problemas que existem no dia a dia da empresa. Além disso, colabora para informar os funcionários, alinhando e otimizando a sinergia do time.
Invista no desenvolvimento da liderança
Bons líderes inspiram, encorajam a melhoria do desempenho. Ao desenvolver os líderes, você estará desenvolvendo toda a equipe de trabalho.
Crie metas desafiadoras
Metas inteligentes são dotadas de cinco principais características: específicas, mensuráveis, relevantes, alcançáveis e com tempo bem definido.
Implemente programas de melhoria contínua
A filosofia “nada muda se nada mudar” ajuda muito. Ou seja, para mudar é preciso não se repetir. Provoque o time com essa argumentação.
Ofereça cursos e treinamentos
Equipes treinadas conseguem ser mais eficientes e criativas em suas atividades. É importante desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores.
Estabeleça um propósito de atuação
Um propósito inspirador é capaz de engajar os funcionários e extrair grandes resultados. Portanto, defina um propósito grande, inspirador e realista.
Invista no bem-estar dos funcionários
Empresas que investem na qualidade de vida dos colaboradores são até 70% mais rentáveis e 86% mais lucrativas, segundo pesquisa da Sodexo.
Ofereça feedbacks contínuos
Crie o hábito de falar sobre os pontos positivos e negativos dos funcionários, assim, estimulará a melhoria contínua deles.
Desenvolva processos claros
A gestão correta dos processos deixa todo o trabalho mais funcional e adequado. Crie fluxogramas e compartilhe com a equipe. Desse modo, todos entenderão exatamente o que fazer.
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